+258 848475501 djGrs27@gmail.com
Domingo, Abril 28, 2024
Escola

Vida e obras de escritores de Moçambique

Vida e obras de escritores de Moçambique
Vida e obras de escritores de Moçambique


advertisement


Tendo em conta que em Moçambique existem muitos escritores, neste trabalho não caberiam mesmo se tivéssemos vontade de falar da vida deles (Escritores Moçambicanos), esta é a razão que fez com que escolhêssemos apenas 4 que são: Mia Couto, Paulina Chiziane, Ungulane Baka Kosa e Noémia de Sousa.

De realçar que, Noémia de Sousa foi uma escritora muito importante a quando da era da negritude tendo contribuída com as suas poesias onde se destaca O Sangue Negro. Esta obra contribuiu no despertar e recrudescimento do nacionalismo Africano, negritude e pan-africanismo. Nos pontos que se seguem falar-se-ia de cada aspecto.

Vida de obra de Escritores Moçambicanos
Vida e Obra de Paulina Chiziane

Infância

Paulina Chiziane (Manjacaze, Gaza, 4 de Junho 1955) é uma escritora moçambicana. Paulina Chiziane cresceu nos subúrbios da cidade de Maputo, anteriormente chamada Lourenço Marques. Nasceu numa família protestante onde se falavam as línguas Chope e Ronga. Aprendeu a língua portuguesa na escola de uma missão católica.

Vida académica

Começou os estudos de Linguística na Universidade Eduardo Mondlane sem, porém, ter concluído o curso.

Participou ativamente à cena política de Moçambique como membro da Frelimo (Frente de Libertação de Moçambique), na qual militou durante a juventude. A escritora declarou, numa entrevista, ter apreendido a arte da militância na Frelimo. Deixou, todavia, de se envolver na política para se dedicar à escrita e publicação das suas obras. Entre as razões da sua escolha estava a desilusão com as directivas políticas do partido Frelimo pós-independência.

Início da carreira literária

Iniciou a sua atividade literária em 1984, com contos publicados na imprensa moçambicana. Com o seu primeiro livro, Balada de Amor ao Vento, editado em 1990, tornou-se a primeira mulher moçambicana a publicar um romance.

Africa banda
Africa banda é um site Africana, que tem como o principal foco a publicação diária de músicas, Entretenimento.