+258 848475501 djGrs27@gmail.com
Sábado, Abril 20, 2024
Escola

Pinturas rupestres em Moçambique

Pinturas rupestres em Moçambique
Pinturas rupestres em Moçambique


advertisement


Arte rupestre, pintura rupestre ou ainda gravura rupestre, são termos dados às mais antigas representações artísticas conhecidas, as mais antigas datadas do período paleolítico superior (40.000 a.C.) gravadas em abrigos ou cavernas, em suas paredes e tetos rochosos, ou também em superfícies rochosas ao ar livre, mas em lugares protegidos, normalmente datando de épocas pré-históricas.

Há milhares de anos os povos antigos já se manifestavam artisticamente. Embora ainda não conhecessem a escrita, eles eram capazes de produzir obras de arte. A arte rupestre é composta por representações gráficas (desenhos, símbolos, sinais) feitas em paredes de cavernas pelos homens da Pré-História.

Alguns painéis de arte rupestre em Moçambique
A arte rupestre em Moçambique localiza-se em locais onde as condições favorecem como em grutas, cavernas, pedras. Em Moçambique podemos encontrar os painéis de arte rupestre nos seguintes locais: Mavita, Chinhamapere, Chifumbaze, Chicolone, Riene, Campote, Malembue, Lussembague, Lua e Monte Namelépia

Pinturas do Monte Namelépia

Entre as pinturas e gravuras rupestres descobertas nas Províncias de Moçambique figuram as existentes no Monte Namelépia, que faz parte do distrito de Monapo. São pinturas e desenhos de figuras humanas, de animais e outros símbolos, cuja interpretação por eruditos ainda não foi feita.

Pinturas de Mavita
Estas pinturas localizam-se em Mavita descobertas pelo professor Doutor Santos Júnior na terceira missão antropobiologica a Moçambique em 1945.

O conjunto artístico ocupa uma área de 4m quadrados em cerca de 40 pinturas antropomórfica. Umas com arcos e flechas que representa caçadores em suas atividades do conjunto.

Pinturas do monte Chinhamapere

Estas pinturas foram descobertas pelo engenheiro Pires de Carvalho, localizam-se num abrigo sub-rocha no monte chinhamapere pertencente ao contraforte da vertente do planalto formado pela serra vumba, em vila de Manica (antiga Macequece). Encontram-se numa área de 3m quadrado.

Pinturas de Chicolone

Chicolone é uma serra que fica a cerca de 40km do rio Vubué que naquele ponto corre entre as serras Dzidui e Sampanhe. Todo o conjunto artístico está pintado a vermelhão de diferentes tons, numa superfície lisa com mais de 10m de comprimento e 6m de altura, apresenta dois grandes escalaliformes colocados horizontalmente.

Africa banda
Africa banda é um site Africana, que tem como o principal foco a publicação diária de músicas, Entretenimento.