O Som Sul-africano Amapiano Domina em Nigeria
A década de 2020 transformou-se mais um ano de definições da música na África do Sul. Depois de ter sido produzido sob o efeito do radar, e florescido em 2019, o sub-género de música doméstica, Amapiano, elevou-se para ser um dos sons mais dominantes na África do Sul.
Falando de Piano numa conversa com o veterano DJ Oskido, o rei do movimento, Kabza De Small mostrou que foi Mzansi DJ Mdu aka TRP quem formou o som. Mdu descobrira o tambor de registo, e, naquele momento, o Piano foi criado.
O som começou a ganhar espaço na rádio e na media social sul-africana, e foi muito criticado por muitos. Houve quem alegasse que se desvaneceria assim que se espalhasse pelas estações de rádio. Todos estaríamos de acordo que as suas previsões estavam erradas porque o Amapiano permaneceu o género dominante no país desde 2019 e ainda continua a fazer acreditar naqueles que o criticaram.
A produção musical nigeriana é sem dúvida a cena musical de maior sucesso no continente. A Nigéria é principalmente conhecida pelos Afro beats. Em anos recentes, o Afrobeats propagou-se por todo o mundo e ganhou o amor de artistas e executivos musicais de todo o mundo.