+258 848475501 djGrs27@gmail.com
Terça-feira, Abril 23, 2024
exame

Como estudar para passar nos Exames de Admissão?

Como estudar para passar nos Exames de Admissão?
Como estudar para passar nos Exames de Admissão?


advertisement


Se você concorreu ou vai concorrer para os Exames de Admissão 2022, quer seja para UEM, UP, IMAP ou IFP; UJC, ISCAM; ISCISA ou uma outra instituição do ensino técnico médio ou superior, de certeza já se perguntou mais de uma vez. Como estudar ou o que estudar para se dar bem nos exames de admissão 2022 que se avizinham.

Com a correria dos exames finais, sucedida de correria das festas de natal e final do ano e em meio a uma pandemia avassaladora, a de Covid-19, pode ser que lhe tenha sobrado pouco ou nenhum tempo para uma boa preparação para encarar de frente os exames de admissão.
Pensando em si e no seu futuro profissional, decidimos consultar e partilhar algumas dicas imperdíveis de como selecionar os conteúdos para uma boa preparação para enfrentar qualquer exame, não importa o curso. Confira logo a baixo a nossa lista:

Como estudar para passar nos Exames de Admissão?

1. Plano de treino

Cria um plano para o teu estudo, isto é, faz uma revisão geral de toda matéria, verifica quais são os pontos mais importantes, quais os temas nos quais tens mais dificuldades, de forma a definires bem tudo o que tens para estudar. Não te esqueças, nunca deixes nada por estudar, na esperança de “ah, isto já saiu há dois anos, não vai sair de certeza”. É meio caminho andado para ser a pergunta mais “valiosa” no exame.

2. Preparar o espaço e materiais de estudo

Se não sabe como estudar para os exames nacionais (finais ou de admissão), pode começar por preparar o espaço onde irá estudar, colocando à sua disposição todos os materiais que serão necessários.

Opte por um espaço calmo, aconchegante, bem arejado e com uma boa iluminação.

3. Opte por imprimir os documentos para estudar

Alguns investigadores afirmam que a adoção de hábitos interativos como clicar e apontar, por exemplo, melhora a experiência do ensino. Contudo, mais de 90% dos estudantes afirmam que preferem uma cópia impressa em vez de um dispositivo digital quando o assunto é estudar e trabalhar para a escola. Então apesar de vivermos em uma era digital opte por imprimir alguns exames dos anos anteriores, tabelas, textos de apoio entre outras ferramentas que poderão ser úteis na prossecução dos seus estudos de preparação aos exames de admissão.

4. Escute música (boa música)

Ouvir música pode melhorar o humor dos estudantes e alterar toda a sua perspectiva de estudo em geral.
Não vou sugerir uma música de forma específica como se tratasse de uma receita médica, qualquer uma pode funcionar.
Eu em particular gosto do estilo rock (metal), mas quando o assunto é estudar prefiro escutar uma música mais calma (o que activa a minha atenção) como blues por exemplo.

A capacidade de se concentrar em silêncio é deixada ao critério de cada um, até porque enquanto um estudante pode até só conseguir estudar a ouvir música, outro pode não conseguir manter a concentração de todo.

5. Aprenda a relaxar

Quando o assunto é aprender a estudar para os exames de admissão com eficácia, manter a calma e relaxar é extremamente importante.

Ora, se estiver constantemente em estresse e angustiado o estudante poderá não conseguir tirar qualquer proveito do estudo. Assim, fazer pausas e respirar fundo nos momentos mais tensos irá ajudá-lo a estudar de modo eficaz.

6. Estudar quando estiver cansado e descansar a seguir

Esta dica parece-lhe estranha, pois não? Mas é isso mesmo. Estudar quando se sente mais cansado (antes de dormir) ajuda o cérebro a ficar mais concentrado e a reter novas habilidades e/ou conhecimentos.

Isto porque o processo de consolidação da memória está no seu melhor momento durante o sono – sleep-learning. O que significa que a revisão do material antes de dormir realmente ajuda o cérebro a reter as informações.

7. Faça anotações

Sublinhar os pontos mais importantes com marcadores fluorescentes é um clássico que costuma resultar. Mas, para além disso, podes aproveitar para fazer coisas mais originais. Espalha post-its por toda a casa com conceitos-chave, procura exemplos da tua vida quotidiana para ilustrar exercícios…

Possibilidades não faltam.

Africa banda
Africa banda é um site Africana, que tem como o principal foco a publicação diária de músicas, Entretenimento.